A Volkswagen entra em 2021 disposta a brigar pela liderança do mercado brasileiro. Para tanto, ela terá como atração principal o Taos, inédito SUV médio rival do Compass, além da aguardada atualização para a dupla Polo/Virtus. Entre os importados, o Tiguan está para ser reestilizado no México (de onde vem para cá) e há boa expectativa para a volta do Golf ao Brasil, desta vez na oitava geração, representada pela versão híbrida esportiva GTE.

Era a peça que faltava no portfólio de SUVs da VW. Com porte entre o T-Cross e o Tiguan, o Taos vai finalmente colocar a marca na briga com o Compass, líder de vendas disparado entre os SUVs médios no país. As apostas do Taos estrão no amplo espaço interno e no porta-malas de até 498 litros, maiores que os do rival, além da oferta de itens de tecnologia.

Ele virá, por exemplo, com piloto automático adaptativo ACC com função stop-and-go (que permite seu uso na cidade), frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e faróis full-LED IQ Light (com alcance mais longo e mais largo nas laterais), entre outros itens. 

A mecânica será sempre a mesma do T-Cross Highline: motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm ligada ao câmbio automático de 6 marchas com tração dianteira. Com peso total de 1.420 kg, ou 136 kg mais leve que o Compass, o Taos será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e atingir velocidade máxima de 194 km/h.

Será ofertado nas versões Comfortline e Highline, com preços estimados entre R$ 140 mil e R$ 160 mil, respectivamente. O lançamento está marcado para o segundo trimestre do ano, com produção na Argentina. 

Já roda na Europa em testes a primeira reestilização do atual Polo. Com mudanças no visual da frente (para-choque, grade e faróis) e traseira (para-choque, lanternas e tampa), o hatch deve pintar aqui no segundo semestre - sua estreia local ocorreu em setembro de 2017, poucos meses depois do mercado europeu. As mudanças visam adaptar o Polo à linguagem visual mais recente da marca, trazendo conceitos do Golf 8 aliados a novidades que já vimos no Nivus. 

Por fora, as principais alterações ficarão por conta do conjunto óptico. Os faróis ganharão formato irregular, com uma "barriga" na parte mais próxima da extremidade da carroceria, enquanto as lanternas terão novo formato, passando a invadir a tampa do porta-malas, num prolongamento muito semelhante ao do novo Golf. Novas rodas completarão o estilo atualizado.