A Volkswagen está a caminho de lançar a sua própria revolução elétrica. Sua gama de modelos eletrificados ID começou como uma série de carros-conceito impressionantes, mas agora duas versões já foram apresentadas oficialmente para a mídia, ainda sem informações oficiais de quando começarão a ser comercializados. Isso inclui o hatchback compacto ID.3 e o ID.4 um pouco maior, voltado para a família. Então, se você está interessado no mercado de veículos elétricos, com certeza já ouviu falar destes dois e pode ter ficado com dúvidas entre os modelos. Eles são realmente tão diferentes? Vamos nos aprofundar no assunto.

A diferença de design mais notável, pelo menos do lado de fora, são os estilos de carroceria desses dois carros. O ID.3 tem a forma de um hatchback de tamanho médio, enquanto o ID.4 parece mais um crossover ou SUV. Na frente, o ID.3 recebe uma face inclinada, que nem mesmo apresenta uma grade. Você, no entanto, obtém um distintivo iluminado da Volkswagen e uma barra de iluminação de largura total, dependendo das especificações.

Em termos de tamanho, o ID.3 foi projetado como uma alternativa direta ao Golf, e suas proporções refletem isso. O ID.4 é o veículo visivelmente maior dos dois, e adiciona aquele apelo crossover-SUV graças ao robusto revestimento da carroceria na parte inferior das portas e ao redor dos arcos das rodas. Tem  4.584 mm de comprimento, ao contrário do ID.3 compacto, que tem 4.251 mm.

Enquanto o ID.3 certamente parece um pouco fora do comum em comparação com a maioria dos hatchbacks movidos a combustão disponíveis, o ID.4 parece mais convencional. Ele não tem o acabamento do pára-choque com efeito de onda, como está presente no ID.3. Em vez disso, você encontrará uma entrada de ar inferior em forma de favo de mel e um par de aberturas falsas de cada lado.

Podem haver diferenças, mas os dois carros estão intimamente relacionados quando se trata de dicas de estilo. As distâncias entre eixos são as mesmas. E quanto ao interior e suas praticidades, temos os bancos do motorista de ambos os carros certamente muito parecidos. Para começar, os dois adotaram uma abordagem muito minimalista no que diz respeito ao interior. Os painéis são organizados, com a peça central sendo um painel sensível ao toque que inclui o sistema de infoentretenimento e controles de clima.

O mesmo vale para os botões do volante. O par também se beneficia de um cluster de driver digital, que é nítido e claro, permitindo que o motorista visualize facilmente as principais informações em movimento.

2022 mal começou e a Volkswagen já se adiantou com seus prováveis lançamentos para 2023, e aí qual modelo se encaixa mais com o seu perfil, o mais compacto ou o SUV para toda a família?